O Brasil é formado a partir da miscigenação e diante de tantas influências de culturas distintas oriundas dos processos migratórios podemos destacar os chineses que foram responsáveis pela criação de um tradicional produto brasileiro: O Pastel. A estrela das feiras-livres, dos botecos e das praças, sendo considerado por muitos como uma merenda perfeita. É oriundo do rolinho-primavera chinês (uma versão brasileira). Na verdade, uma adaptação às matérias-primas disponíveis aqui.
Porém, foram os imigrantes japoneses os responsáveis pela popularização do produto no cenário cultural brasileiro. Abriram pastelarias, tentando se passar por chineses, evitando a discriminação que sofriam em razão da tríplice aliança entre alemães, italianos e japoneses no então cenário da II Guerra Mundial.
Assim, introduziu-se a maneira de se manipular e processar alimentos da culinária japonesa nas pastelarias que logo acabaram sendo consideradas um grande negócio. O produto logo passou a ter aceitação popular devido ao sabor, ao rápido consumo e principalmente pelo preço. O destaque para esse tipo de negócio está no preparo criativo da massa sequinha e crocante, no preparo criativo dos recheios e na apresentação do local como ponto de encontro.
Além das pastelarias existem ainda as lanchonetes e as lojas de fast-food que apostam no produto. Sendo a concorrência grande, o ideal é se buscar algo que se caracterize como diferencial. A localização ideal seria em locais com muito movimento, próximo a comércio, indústrias ou escolas, lembrando que os apreciadores desse produto dispõem de pouco tempo para degustá-lo, fazendo a merenda, muitas vezes, em pé mesmo, ao lado do balcão.
Para se preparar o pastel se utiliza a massa de farinha de trigo, dando uma forma de envelope, recheando-o (existem muitas variedades de recheios) e depois fritando-o ou assando-o no forno. São geralmente pequenos, variando de acordo com a criatividade de cada estabelecimento, e podem ser doces, como por exemplo, o pastel de nata, ou salgados, como os tradicionais pastéis de carne e queijo.
Fonte: “A pastelaria Leão do Sul como atrativo turístico diferencial no setor gastronômico de Fortaleza-CE”
Joana Medeiros Queiroz